quinta-feira, maio 26, 2011

Finanças pessoais - Você já parou para pensar aonde vai o seu dinheiro?

 Bom dia Amigos,

Uma sensação horrivel nos invade todas as vezes que observamos o extrato bancário, e notamos que derrepente o salário ganho já não está mais na conta.

São nestes momentos que nos perguntamos para onde foi o dinheiro? Sem muito controle da situação, nota-se que fica difícil responder, de forma precisa, onde seu salário foi gasto!

Saber onde o dinheiro foi gasto é essencial
Contabilizar os gastos pessoais é algo que a maioria deixa de fazer todos os meses. Uns por pura preguiça ou falta de tempo; outros, porque acham que administrar as contas é realmente impossível.

Saber para onde vai seu dinheiro é essencial para quem deseja economizar e colocar a casa em ordem. Em geral, as pessoas bem-sucedidas financeiramente são aquelas que têm um controle de suas contas e sabem para onde vai boa parte do dinheiro gasto.

Saber onde economizar exige organização

  A única saida para economizar algum dinheiro, que muitas pessoas sabem é gastar menos do que você ganha. Se, na sua conta bancária, não sobra nenhum real no final do mês, você tem duas opções: cortar despesas ou aumentar as receitas mas como fazer isso?

O primeiro passo para a mudança é fazer uma lista com tudo o que recebe e o que gasta, a maneira mais facil de fazer isso é através de uma planilha. Visualizar mensalmente o quanto se ganha e o quanto se gasta é essencial para a mudança.
Depois disso deve-se classificar os gastos, como por exemplo, alimentação, transporte, ensino e assim por diante, fazendo em seguida a divisão do valor total de cada grupo pelo valor que se recebe, com isso saberá quanto da sua renda está comprometida com aquele item. Por exemplo: Se você ganha 1.000 e gasta de escola 400, saiba que 40% da sua renda está comprometiva com ensino.

Vale fazer isto para todos os gastos, inclusive os supérfulos, e se no final de tudo você ver que está comprometendo sua renda com coisas que não são essenciais, está na hora de se posicionar!

Disciplina é fundamental na hora de controlar as contas
Quem quiser colocar as contas em ordem e saber para onde está indo seu dinheiro deve ter disciplina para monitorar os gastos. É trabalhoso e às vezes bastante chato, mas certamente o resultado irá recompensar o tempo perdido durante o mês.

Em breve mais dicas para controlar as suas finanças!

2 comentários:

  1. Olá. Me identifiquei muito com essa reportagem, a uns anos atrás eu tinha uma vida financeira bem desorganizada, e com muita determinação, foco e plenajamento financeiro consegui colocar a vida em ordem. Hoje posso dizer que superei "a fase" da desorganização financeira e consigo me empenhar com foco em outros assuntos, tais como investimentos !

    ResponderExcluir
  2. O dificil nao é organizar, é cortar o desnecessário quando eu TENHO CERTEZA que nao quero deixar de ir a bares, restaurantes, viagens, shows... QUE PUXA! O blog esta otimo BRU!

    ResponderExcluir