segunda-feira, junho 27, 2011

Finanças Pessoais - Quanto Custa Atrasar a Fatura do seu Cartão?

Não há como negar que o cartão de crédito trouxe melhoras para nós, nos deixa mais seguros, por não ter que ficar andando com dinheiro na carteira e também devido a sua agilidade, porém cabe a você utilizá-lo de uma forma consciente. Um planejamento financeiro eficiente, que envolva a elaboração de um orçamento e controle de gastos, pode ajudá-lo nesta tarefa.

Por mais que o cartão funcione como uma alternativa de crédito fácil, já que o limite é pré-aprovado, é preciso cuidado para não criar o hábito de constantemente financiar parte da fatura. Em geral, isso acontece quando a pessoa inclui o limite do cartão no cálculo da sua renda mensal, e passa a gastar de acordo com isto. A opção de crédito do seu cartão deve ser usada em casos de emergência, e não no financiamento de consumo ou gastos correntes. Caso contrário, antes do que imagina, você terá dificuldade para manter o pagamento em dia, o que só irá piorar a sua situação.

Multa
É muito importante que você entenda que ao atrasar um dia que seja, o pagamento da sua fatura, a operadora lhe cobrará multa, que por lei, pode chegar até 2% do valor total da conta. Sendo assim, antes de atrasar o próximo pagamento, é bom que saiba quanto isso irá lhe custar.

Juros por atraso
Pouca gente sabe, mas nos casos de atraso no pagamento, a legislação também permite a cobrança de juros de mora, que é de 1% ao mês, mesmo que não tenham sido mencionados no contrato, neste último caso a alíquota é menor, de 0,5% ao mês.

Pagamento parcial
Cuidado ao pagar a sua fatura parcialmente porque além de seus gastos dentro do mês, você terá que pagar o saldo que ficou no mês passado e os encargos que incidirem neste valor. Se precisar recorrer a este tipo de pagamento se atente ao gasto do próximo mês, tenha um bom planejamento financeiro para que esta situação não piore.

O ideal a se fazer é ter o cartão de crédito como uma aliado, utilizando-o nos momentos de emergência ou que você já tenha o dinheiro necessário para cobrir a despesa, se no seu caso você utilizar o cartão por mais segurança. Hoje em dia a maioria dos cartões já são de chip, o que dificulta a utilização do cartão por terceiros que não souberem a senha, são pequenos detalhes que podem fazer a diferença.

Tenham todos um ótimo dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário