segunda-feira, junho 13, 2011

Finanças Pessoais - Vai para o exterior? Se atente aos meios de pagamento.

 Bom dia Amados, começamos a semana com mais um post, tenham todos um excelente dia.

As férias de julho estão chegando e, com o dólar ainda competitivo, muitos brasileiros devem embarcar para o exterior. Depois dos cuidados na hora de comprar as passagens e reservar a hospedagem, os consumidores acreditam que estão preparados para aproveitar a viagem. Mas muitos esquecem que, lá fora, fazer compras pode ser diferente do que fazer aqui.

Primeiro porque, dependendo da forma de pagamento escolhida, a conta pode sair mais ou menos cara, as opções para fazer compras são cartão de débito e de crédito internacional, cartão pré-pago de viagem, traveller check e dinheiro. Na hora de escolher, os consumidores devem atentar à aceitabilidade, aos custos e aos benefícios de cada uma dessas formas de pagamento.

Se atente ao IOF e câmbio
 
Diante da alta do IOF sobre compras com cartão de crédito no exterior e a instabilidade do câmbio, as opções mais em conta são justamente os meios que permitem pagamento no ato. A vantagem, no caso do cartão de débito, é que você tem alíquota de IOF menor. Hoje, a melhor opção é o IOF reduzido. E no cenário de instabilidade cambial, o cartão de débito lhe permite não ter surpresas com a taxa.

No caso do traveller check, do cartão pré-pago e débito, o IOF no ato da compra é de aproximadamente 0,38%. Já para o cartão de crédito, o imposto alcança os 6,38%. Os cartões pré-pagos têm como vantagem, além do imposto menor, a possibilidade de fazer compras on-line em lojas do exterior. Outro diferencial é o crédito não expirar. Coloca-se o valor que acha que vai gastar e, se sobrar, ele pode-se usar em outras viagens. Além disso, o produto possui a conveniência de fixar o câmbio no ato da compra, além da possibilidade de recarregar os créditos no exterior.

Uma boa dica para saber qual cartão utilizar é se atentar ao tempo da vigem, se for curta, é melhor usar o pré-pago, se for longa, o cartão de débito ou de crédito é a melhor opção.

No quesito segurança e aceitabilidade, o dinheiro fica para trás. Quando falamos de compra de maior valor, o estabelecimento não aceita de forma muito boa a espécie, as notas altas. O meio eletrônico é sempre mais bem aceito. Sem contar os riscos de andar com dinheiro no exterior, que são maiores por conta de perdas e roubos.

O cartão de crédito também pode ser boa opção para quem fica de olho nos benefícios, temos que lembrar que muitos dos cartões têm programas de benefícios atrelados ao gasto e todos os cartões de crédito internacionais têm serviços de assistência e seguros ao cliente no exterior.

Que Deus abençoe o dia de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário