sexta-feira, agosto 26, 2011

Finanças Corporativas - Controles Administrativos!

Bom dia pessoal!!! Para os empreendedores que estão perdidos com o controle financeiro da sua empresa vale lembrar que este controle é muito importante não só para gestão financeira mas, pode fazer muita diferença no momento em que a empresa solicitar um empréstimo bancário!

Vamos descrever alguns controles básicos que a empresa deve ter independente do seu ramo de atividade.
  • Controle de vendas:  permite prever receitas futuras e, conseqüentemente, programar as compras da empresa. É através do controle de vendas que o empresário consegue, por exemplo, estimar o prazo médio concedido nas vendas a prazo, assim como o índice de inadimplência entre seus clientes.

  • Controle de compras: da mesma forma que o controle de vendas ajuda o empresário a estimar o prazo médio das vendas a prazo. Esta análise permite não só distribuir melhor as compras ou as reposições de estoque da empresa de acordo com a disponibilidade de caixa, como eventualmente a negociação de termos mais favoráveis junto aos fornecedores.

  • Controle de estoque: permite que o empresário tenha uma noção exata da quantidade disponível de matéria-prima e mercadoria e quanto esta quantidade significa em valores monetários. O planejamento de estoques é fundamental para a gestão do caixa de uma empresa, pois estoques excessivos podem comprometer a saúde financeira da empresa.

  • Controle de caixa: um dos instrumentos de controle mais usados entre os empresários é o controle de caixa, que permite o planejamento antecipado de necessidades de caixa futuras. Sem isto, o empresário corre o risco de, no final do mês, não contar com caixa suficiente para arcar com as despesas da empresa, sendo forçado a atrasar o pagamento de algumas ou recorrer a um financiamento de última hora.

A análise do caixa possibilita que o empresário identifique tendências tanto das receitas quanto das despesas, dentro de um determinado mês ou ano. Com base nestas informações, o empresário consegue identificar períodos onde terá excesso de caixa e possivelmente poderá montar um fundo de reserva para ser usado em períodos com menor disponibilidade de caixa. Além disto, a análise de caixa permite que o empresário identifique áreas onde é possível cortar despesas, evitar desperdícios etc.

Em geral, recomenda-se que esses controles administrativos sejam elaborados de maneira freqüente (mensal) pela empresa. Mas no caso do controle de caixa, que é o principal instrumento de controle financeiro da empresa, a freqüência pode ser ainda maior (diária ou semanal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário