segunda-feira, agosto 29, 2011

Finanças Corporativas - Empresários, entenda como os bancos avaliam o crédito.

Se você já decidiu que precisa levantar um financiamento, vale a pena entender como os bancos tomam a decisão de emprestar ou não dinheiro para uma determinada empresa. De maneira simplificada, pode ser dito que, antes de aprovar (ou recusar) um pedido de financiamento, os bancos levam em consideração as seguintes variáveis:
  • Análise do cadastro da empresa, dos sócios e dos avalistas;

  • Se a operação está de acordo com os critérios exigidos pelas linhas de crédito;

  • Definição das garantias sobre o financiamento e negociação com o interessado;

  • Análise de crédito baseada no projeto de viabilidade econômica e financeira da empresa.
O projeto de viabilidade econômica tem como objetivo acessar a capacidade da empresa de arcar com o pagamento dos encargos oriundos do empréstimo que ela pretende levantar. É nesta área que a adoção de mecanismos de gestão eficientes pode ajudar na obtenção do crédito.

A adoção de bons controles financeiros permite que o banco tenha um melhor entendimento do negócio e, conseqüentemente, uma menor percepção de risco do negócio, o que contribui para a liberação mais rápida dos recursos. Ser capaz de apresentar garantias, ou avais, também pode fazer a diferença na hora de pedir dinheiro emprestado.

Existem várias coisas que você pode fazer para aumentar as suas chances de sucesso ao pedir um empréstimo. Mas, talvez uma das mais importantes seja convencer a instituição financeira que você, enquanto empresário, é um "bom risco". Demonstrar boa capacidade de gestão das suas próprias finanças é, sem dúvida, um bom sinal, assim ter um bom histórico de crédito pessoal e contar com aplicações financeiras são pontos positivos.

Se houver rejeição no pedido, entre em contato com seu gerente e entenda o porque, muitas vezes o problema pode ser simples de resolver! Contate uma instituição especializada em finanças para conhecer melhor os relatórios financeiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário