quarta-feira, agosto 24, 2011

Finanças Corporativas - Linha de Crédido, faça uma boa escolha!

Ter acesso a crédito é fundamental para qualquer empresa. Afinal, para que um negócio cresça, é preciso estar constantemente investindo na melhoria das suas operações. Entre as empresas de menor porte, levantar crédito bancário é a única forma de ter acesso a recursos de terceiros, pois normalmente não têm porte para emitir ações ou títulos de dívida no mercado financeiro.

A dificuldade de acessar o crédito, porém, deve-se à falta de planejamento do próprio empresário que, por não adotar controles  financeiros eficientes, não consegue comprovar a capacidade da empresa de quitar o empréstimo e acaba tendo seu pedido negado.

Antes de escolher a melhor opção de crédito, ou até mesmo falar com o gerente do seu banco, é importante que o empresário tenha em mente o porquê do financiamento, uma vez que as linhas de crédito oferecidas no mercado variam de acordo com esta necessidade. 

De maneira geral, as linhas de crédito são agrupadas de acordo com a utilização dos recursos, o que, por sua vez, acaba refletindo no prazo do financiamento. Abaixo descrevemos apenas 2 formas de obtenção de crédito, porém o mercado disponibiliza outras linhas:
  • Capital de Giro
    Indicada quando o empresário precisa de recursos para suprir alguma insuficiência de caixa da sua empresa, tem como objetivo atender às necessidades operacionais da mesma. Os recursos, em geral, são usados para a compra de matéria-prima, pagamento de fornecedores, salários etc.

    Como atendem a necessidades imediatas do empresário, essas linhas oferecem prazos mais curtos. Dentre as modalidades mais conhecidas estão as linhas de Capital de Giro, as de Desconto de cheques ou títulos, as linhas de Conta Garantida, as de Hot Money e, é claro, as linhas de Cheque Especial.

  • Investimento
    Por outro lado, as linhas de investimento são indicadas para quem quer recursos para montar ou expandir seu negócio, o que inclui melhoria das instalações, incorporação de novas tecnologias, compra de equipamentos etc.

    Como o prazo desse tipo de linha é bem mais longo, é preciso analisar o retorno que o investimento irá lhe trazer. Em outras palavras, que tipo de aumento no faturamento esse investimento lhe trará e como esse ganho se compara com os gastos que terá que incorrer por levantar o financiamento.

    Fazem parte desta categoria de financiamento as várias linhas de repasse de recursos do BNDES como o Proger, Finame entre outros.
Definir a linha mais adequada é uma parte importante do planejamento. O empresário também precisa contabilizar os custos da operação, avaliar a capacidade de endividamento da empresa e, é claro, considerar a possibilidade de tomar garantias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário