terça-feira, agosto 23, 2011

Finanças Pessoais - Querendo Investir? Cuidado para que suas emoções não atrapalhem!

Bom dia amados, se você é daqueles que mistura emoções com decisões de investimento, certamente está se perguntando como evitar que isso aconteça.

Ao admitir que tem uma tendência na hora de investir, e que suas decisões não são guiadas puramente por informações e análise, mas também por emoções, você já deu o primeiro passo na direção de superar este problema.



O passo seguinte parece bastante simples, mas nem sempre é. Você precisa entender por que está investindo o seu dinheiro. Aqui não há espaço para objetivos vagos, como "eu quero ter uma aposentadoria tranqüila". Você precisa ser bastante específico, pois só assim conseguirá, efetivamente, apurar o quanto precisa acumular para alcançar a sua meta.

Está bem, você já sabe que, para alcançar o objetivo de se aposentar com tranqüilidade, precisa estabelecer metas específicas, mas como cumprí-las? Como evitar que suas emoções não lhe impeça de alcançar seus objetivos?

Simples, estabeleça critérios quantitativos bastante precisos de como pretende investir. Em outras palavras, nada de argumentos vagos como, "vou colocar uma parte em renda fixa, e outra em renda variável". Ao invés disso, estabeleça metas do tipo, "vou direcionar 80% das minhas economias para aplicações em renda fixa, e o restante em renda variável. Só irei rever este percentual quando o meu patrimônio alcançar ao menos R$ 300 mil."

Diversifique
Nada melhor do que diversificar para diluir qualquer tipo de perda. Por exemplo, se você é daqueles que adora investir em imóveis, pois gosta da proteção em tijolo, e sempre que pode acaba comprando mais um terreno, vai naturalmente evitar perda, se estabelecer a diversificação como regra básica de investimento.

A adoção de metas claras também ajuda aqui. Ou seja, ao invés de falar em diversificação em termos genéricos, estabeleça critérios do tipo "o investimento em imóveis não vai superar mais do que metade do meu patrimônio".

Mesmo que você só direcione uma parcela do seu patrimônio para o investimento em ações, você não estará diversificando se colocar todo este dinheiro nos mesmos papéis.

Tenham todos um ótimo dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário