segunda-feira, agosto 22, 2011

Finanças Pessoais - Antes do Casamento, Reflita sobre a divisão dos bens!

Bom dia amados, como vão?

Este post irá mostrar um pouco mais das modalidades de divisão de bens quando o casamento está em vista, se você já está com data marcada, ou pretende um dia se casar, vale a pena conferir.


Decidir qual será a opção de divisão de bens, pressupõe que o casal não só conheça as modalidades dispostas pela lei, mas que também tenha analisado as vantagens e desvantagens de cada uma para escolher a que melhor se adapta aos noivos.

Ainda que não seja garantia de sucesso, o planejamento certamente é positivo para o casamento. O cuidado com as finanças do lar começa na escolha da divisão de bens.

Confira algumas caracteristicas dos regimes:

Comunhão parcial de bens - Se durante o casamento realizado no cartório os noivos não se manifestarem, a lei indica que o regime será automaticamente o de comunhão parcial de bens. Neste caso, a separação incorre na divisão dos bens e dívidas adquiridos durante o casamento.

Separação total de bens - O regime de separação total de bens prevê que bens e dívidas contraídos antes e durante o casamento são exclusivos de quem os adquiriu e o possui em seu nome.

Comunhão total de bens - A terceira alternativa existente é a comunhão total de bens, que como o nome indica pressupõe a divisão de todos os bens que estejam em nome dos dois noivos, tenham sido eles adquiridos antes do casamento ou durante, apenas jóias pessoais, rendimentos do trabalho, as pensões recebidas por decisões judiciais e as heranças não podem ser divididos entre o casal.

Regime de Participação Final dos Aqüestos - É um regime misto entre o regime de comunhão parcial dos bens e o regime de separação total de bens. Este regime funciona da seguinte forma: durante o casamento, os cônjuges decidem de forma independente sobre os bens que possuem.

Ter um bom planejamento, mesmo em meio a um turbilhão de emoções, evita transtornos futuros. Para ter uma vida familiar saudável é necessário muita conversa entre o casal, começe a praticar este principio logo cedo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário