terça-feira, junho 14, 2011

Finanças Pessoais - Morar Sozinho ou com os Pais?

 
O sonho da grande maioria dos jovens é concluir seus estudos, garantir um bom emprego e conquistar sua independência financeira. Nesta meta se inclui a vontade de morar sozinho, de pagar suas próprias contas e, desta forma, não ter que dar satisfação a ninguém sobre seus atos.

É preciso dizer que, na prática, torna-se tudo um pouco mais complicado. Isto porque os gastos com moradia não são poucos e encarar tudo isso sozinho é um grande desafio.

Para isso, são necessários alguns requisitos mínimos: criatividade, determinação, organização e muito trabalho, afinal, é com ele que você poderá custear suas despesas.
 
Custos para quem mora sozinho
Lembre-se que, antes de declarar sua independência, você terá que reservar uma quantia para isso. Afinal, além do imóvel, seja ele comprado ou alugado, você terá despesas com reforma (em alguns casos), móveis e eletrodomésticos.

Já morando em seu novo lar, virão os custos mensais de aluguel ou prestação, condomínio, luz, água, telefone, gás, entre outros.

O propósito aqui não é desanimar ninguém, mas sim lembrá-lo de que existe sim uma dose de sacrifício. Para alguns, a necessidade de independência, de preservar seu espaço, vale o esforço, já para outros existem alternativas melhores.

Casa dos pais: alternativa mais fácil?
Muitos jovens, temendo ainda arcar com estas despesas, preferem prolongar sua convivência com os pais, vivendo sob suas asas por mais tempo.

Neste caso, incluem-se também os profissionais com boa remuneração que optam por investir suas economias em novos cursos de especialização, em planos de previdência e imóveis. Porém, como acabam gastando menos, conseguem ainda manter seu veículo e aproveitar férias e fins de semanas com viagens e passeios.

É certo que, neste caso, não conquistam a tão sonhada independência. Mas, por outro lado, têm a possibilidade de garantir seu futuro de forma mais tranqüila.

Para quem pensa em morar sozinho, cabe a reflexão sobre a melhor maneira de alcançar esta meta. Antes de tudo, é preciso planejamento, para colocar seu objetivo no papel e traçar meios para alcançá-lo, verificando os custos, as vantagens e as desvantagens.

2 comentários:

  1. Olá, podemos utilizar este material para incluir em nosso site? Oferecemos os devidos creditos e links

    ResponderExcluir
  2. Olá Renato, pode utilizar esta reportagem sim! Fique de olho diariamente em nossas publicações tem muita coisa ainda para publicarmos.

    Abraços

    ResponderExcluir