terça-feira, setembro 27, 2011

Finanças Corporativas - Controle seu fluxo de Caixa!

O sucesso do negócio depende da capacidade do empresário administrar os recursos financeiros de modo a garantir o capital de giro mesmo diante de situações adversas entre a saída e a entrada de capital. O resultado é visível: negócios bem administrados financeiramente geram maiores lucros. Isto, no entanto, demanda envolvimento e dedicação por parte do administrador. 


Uma boa gestão financeira é fundamental para assegurar o sucesso de uma empresa, o objetivo final é ter lucro e, para que isso aconteça, o empresário tem de dar muita atenção a tudo o que acontece com o caixa da sua empresa.



É muito importante acompanhar de perto o fluxo de caixa da empresa, a grande maioria acaba contratando um contador externo para fazer esse serviço. Mas somente o contador não é suficiente. Deve haver um acompanhamento de caixa diário, feito pelo próprio proprietário, por um funcionário designado para cumprir essa função ou por um consultor especializado neste assunto.O empresário tem de saber, por exemplo, quanto custa e por quanto está sendo vendida uma certa mercadoria. Tem, também, de controlar todas as entradas e saídas do caixa, e registrar absolutamente tudo. Qualquer tipo de retirada ou de recebimento deve ser controlado pelo proprietário, porém para que isso ocorra será necessário ter muita disciplina. O controle de fluxo de caixa deve ser sistemático, feito com muito cuidado, não só com o dinheiro em caixa dentro da empresa, mas também junto ao banco, com todos os saques e depósitos feitos na conta. Todo esse cuidado se justifica, um dos problemas mais recorrentes, principalmente em empresas de pequeno porte, é o descontrole financeiro. Muitas vezes, o dinheiro do empresário acaba se misturando com o da empresa, e vice-versa. E isto não é uma postura adequada para uma empresa que quer se manter no mercado e crescer.

Para que o empresário tenha uma visão mais ampla do seu negócio, é necessário fazer mudanças, não só de controles efetivamente ditos, mas de postura, para a pequena e média empresa, fazer esta gestão financeira é extremamente importante, visto que, muitas vezes, o empresário adota diversas frentes, como Vendas, Produção, Relacionamento com Fornecedores, entre outras, e acaba deixando a análise financeira para outro plano. Planeje-se e faça o controle diariamente para que não seja tarde de mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário