sexta-feira, setembro 09, 2011

Finanças Pessoais - Em caso de fraude no cartão de crédito, quem é o responsável?

Cada vez mais pessoas recorrem ao uso do dinheiro de plástico em busca de praticidade e conveniência, mas o risco de fraude nesta forma de pagamento tem deixado grandes dúvidas entre os consumidores.

As pessoas que fazem compras à distância ou mesmo pessoalmente, estão sujeitas às fraudes. Quando o cartão é clonado ou roubado, fica a dúvida: quem é responsável pelas perdas com o uso indevido do cartão?

Donos dos estabelecimentos - O titular do cartão de crédito não pode ser responsabilizado pelo uso indevido de seu cartão por fraudadores, desde que tenha alertado o banco emissor e a administradora do cartão sobre a fraude. Nesse caso, as compras feitas por cartões de crédito roubados devem ser pagas pelo dono do estabelecimento que aceitou a compra. O pagamento pode ser recusado pelo titular do cartão, uma vez que o estabelecimento comercial agiu sem a mínima cautela e não conferiu as assinaturas ou exigiu outro documento do comprador.

Segundo especialistas, os estabelecimentos comerciais têm o dever de solicitar a apresentação de um documento ao usuário do cartão e não o fazem. Em caso de falsificação grosseira, não deve o usuário responder pela negligência ou imperícia do comerciante.

Bancos e administradoras de cartões - Por sua vez, nos casos em que acontece a clonagem a responsabilidade é definida com base na prestação do serviço contratado com o banco emissor ou a administradora de cartões. Isso porque a segurança no uso das máquinas eletrônicas e envio de cartões (bancos) ou na administração dos cartões (administradoras) para a residência das pessoas é de responsabilidade destas instituições.

Titular do cartão - Em alguns casos, porém, o titular do cartão de crédito pode ser responsabilizado pelas fraudes. Isso porque divulga suas senhas e dados pessoais, tanto na internet quanto pessoalmente, para pessoas e estabelecimentos não confiáveis. 

Fiquem atentos, utilizem sempre sites confiáveis, e não passe suas informações para terceiros, o cartão de crédito é pessoal e fazendo isso você evitará dores de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário