quinta-feira, setembro 01, 2011

Finanças Pessoais - Educando seu filho!

Muias pessoas tem dificuldade em lidar com seus filhos quando o assunto é dinheiro. Parece um pouco difícil, mas quanto antes a criança tiver contato com o dinheiro, melhor será a sua relação com ele no futuro, e uma boa maneira de iniciar este aprendizado é através da mesada.

Se trata de uma experiência muito bacana não apenas para a criança, mas para toda a família, pois os pais conhecerão a capacidade de consumo dos filhos e quais as suas prioridades. 

Quando começar?
Em geral, a educação financeira pode ser  iniciada com uma criança de 7 anos, recebendo uma determinada quantia semanal ou mensal. Não se esqueça de que este processo deve ser de uma forma natural, pois cada criança tem um ritmo diferente. Este aprendizado tem que ser algo agradável e não um tormento, para que não cause traumas no futuro.

No início não associe a mesada em troca de trabalhos domésticos, nesta idade ela tem que fazer atividades em casa pensando na responsabilidade familiar e no auxílio dos pais. Com o passar do tempo, a criança cresce e se torna adolescente, nesta fase é legal que a mesada seja em troca de atividades que devem ser desenvolvidas, pois o adolescente já começa a ter contato com a relação trabalho e remuneração.

Incentive a poupança
Estimule seu filho a poupar parte da sua mesada. Começe ensinando ao seu filho conceitos de curto e longo prazos, ajude-o a definir objetivos nestas 2 classes e mostre o quanto ele terá que guardar para atingir determinado objetivo, mas não se esqueça de que a decisão tem que ser da criança, você será apenas o orientador.

Não dê mais dinheiro.
Se a criança gastar todo o dinheiro no final do mês e lhe pedir mais, seja firme e diga não! Você não negará nada de essencial para seu filho, ele deve planejar bem seus gastos para que não acabe antes do final do mês, e se você der, ele entenderá que toda vez que gastar tudo haverá mais, e sabemos que na vida real nem sempre é assim.

Não importa o padrão de vida e de renda que você leva, no muito ou no pouco, eduque financeiramente o seu filho, isso será muito importante para ele no futuro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário