segunda-feira, setembro 12, 2011

Finanças Pessoais - Reserva Financeira, porque é importante?



O que fazer nas férias? Por quanto tempo sua família manteria o padrão de vida no caso de perda de emprego? Seu plano de saúde cobre todas as necessidades?

Já pensou que duas dessas situações podem ocorrer simultaneamente? A maioria das pessoas nunca pensou sobre isso.

A minoria, que tem reserva financeira, a constitui para outros fins: educação dos filhos, a formatura, o carro, a própria aposentadoria, por exemplo.

Quanto as férias, bem, se não fizer uma reserva financeira, aquela viagem vai ficar para a próxima. Na situação de perda de emprego, a recolocação pode levar de 6 meses a 1 ano. Como se manter nesse período? Se não tiver um bom "pé de meia" as chances de aceitar um trabalho inadequado são muito grandes, bem como privações familiares. E se o caso de necessidade for o de doença? Este não dá para adiar.

Fazer seu planejamento e investir na estabilidade financeira lhe garantirá uma vida mais confortável, permitirá enfrentar com mais serenidade períodos turbulentos e realizar planos e objetivos no longo prazo. E o primeiro passo é fazer o controle do Orçamento Familiar. Organize-se, conheça de onde vem e para onde vai seu dinheiro.

Poupe e invista com objetivos definidos. Separe os investimentos:
  • Um plano de previdência é formado durante 10, 20, 30 anos.
  • A reserva para desemprego deve ser formada em um prazo reduzido, não se sabe quando essa emergência poderá ocorrer. Além do mais, em não sendo utilizada, poderá compor a de previdência.
  • O plano de férias é de valor menor e com prazo certo para utilizar (a data da viagem).
Esses investimentos tem características diferentes, podem ser compostos com perfil de risco diferente, condizentes com a finalidade de cada um deles. Por exemplo: entre os investimentos para aposentadoria poderá haver imóveis; no caso de férias poderá haver uma reserva em moeda estrangeira; a de desemprego deverá ter investimentos com baixo risco e rápido resgate. Os tipos de reservas financeiras recomendadas não se esgotam nesses exemplos. Alguns outros casos: demissão de empregados, sinistro de veículos, reformas, etc.

Pare para pensar, fazer seu planejamento financeiro é, em realidade, planejar sua vida, e planejar é o primeiro passo para mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário