terça-feira, setembro 20, 2011

Finanças Pessoais - Organize suas contas até o final do ano!

Durante o ano, despesas planejadas ou não, podem comprometer o orçamento  e deixar as contas em desordem, a falta de planejamento financeiro é um dos fatores que colabora para que as contas fiquem fora do controle, para que você tenha um final de ano tranquilo, vale conferir algumas dicas que o ajudaram a resolver alguns problemas:
  • Planejamento Financeiro: o primeiro passo é identificar todas as despesas e receitas, elaborando uma lista. E fundamental saber o quanto se gasta e o quanto se recebe, sem isso as contas ficaram "a ver navios";
  • Estabeleça metas de consumo: por isso, é importante que o consumidor tenha listado todas as suas despesas e saiba exatamente quanto elas representam na sua renda. Esse exercício, apesar de parecer um desafio, permitirá que a pessoa assuma o controle de sua vida financeira.
  • Investindo na economia doméstica: a pessoa deve fazer uma avaliação sobre os serviços contratados e verificar se eles são realmente necessários para a família. São eles: telefonia fixa ou móvel, televisão paga e internet. Avalie se todos estão fazendo um bom uso desses serviços e se não existem outras opções que atendam a essas necessidades, pois só assim é possível enxergar os exageros que, na maior parte das vezes, estão nas pequenas coisas.
  • Consumo consciente do crédito: se o consumidor pretende utilizar recursos extras, é necessário ficar atento às seguintes modalidades: cheque especial, cartão de crédito e crédito pessoal. Essas são as modalidades que possuem elevadíssimas taxas de juros no curto prazo.
  • Investir: para construir um patrimônio, é preciso economizar parte de sua renda, mas não só isso. Tão importante quanto economizar é investir seu dinheiro. Caso contrário, o esforço de economia não ajudará muito. A primeira razão para investir é o poder devastador da inflação em longo prazo. As economias precisam estar investidas para que o consumidor possa manter seu poder de compra ao longo dos anos. A segunda razão é que investimentos bem sucedidos acrescentam mais dinheiro às suas economias.
  • Estratégia financeira: seja qual for a estratégia que irá adotar, é importante lembrar que elas são essenciais para se obter bons resultados. Ter muita organização, disciplina e força de vontade também é fundamental para que se alcance uma ótima saúde financeira, pois a falta de prioridade, interesse e objetividade são grandes desafios que devem ser vencidos por quem quiser alcançar com sucesso as suas metas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário