quarta-feira, setembro 28, 2011

Finanças Pessoais - Como elaborar o orçamento familiar?

O orçamento familiar não é apenas "Anotar as despesas realizadas", envolve também: planejar, eleger prioridades, controlar seu fluxo de caixa. 


A elaboração do orçamento familiar não é uma tarefa fácil, porém, é necessária para quem tem planos para o seu futuro e o de sua família.  Estabelecer objetivos comuns e conversar francamente sobre as finanças com a família é o caminho para que cada um esteja comprometido e faça sua parte, é a forma de garantir a estabilidade das finanças no presente, visando prevenir o futuro.

E o que fazer?

Em primeiro lugar será necessário identificar para onde está indo o dinheiro: discrimine as despesas fixas: luz, gás, água, telefone, aluguel, condomínio, transporte, educação, assistência médica, alimentação, e outras. Considere, também, despesas eventuais, como: remédios, consertos em geral, cabeleireiro, oficina mecânica, lazer, taxas, impostos, cheques pré datados e outras.

Com esse levantamento feito, você deve projetar o orçamento para os próximos meses, considerando as despesas sazonais como volta às aulas, IPVA, licenciamento, datas comemorativas, férias para a família. Lembre-se que elas podem representar um gasto substancial em seu orçamento.

Discrimine as receitas: salário, rendas, etc. utilize o valor líquido recebido.

Faça o balanço das receitas e despesas mensais: receitas (-) despesas e lembre-se de separar uma parte do orçamento para os investimentos.

Após este levantamento feito, identifique gastos que podem ser eliminados ou reduzidos. Não é fácil mudar hábitos da noite para o dia. Converse com a família, o aprendizado no trato das finanças e o atingimento das metas irá compensar os eventuais sacrifícios e descontentamentos passageiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário